Perguntas frequentes

Como funciona a agência?
Para fazer parte do casting UP Models os aspirantes a modelo passam por uma avaliação antes de qualquer inscrição na agência. Após ligar e marcar uma hora, a pessoa passará por uma entrevista onde será explicado como funciona o mercado de trabalho, o funcionamento da agência e principalmente a avaliação de perfil. Vamos avaliar se o aspirante a modelo é fashion, comercial ou se não tem perfil para modelar.  Avaliamos também sua disponibilidade e seu interesse na carreira, tendo em mente que talvez haja necessidade de uma mudança pequena ou brusca no visual ou em seu comportamento para que possa se encaixar nos perfis exigidos pelo mercado publicitário.
Se aprovado nessa avaliação a próxima etapa é a confecção do “currículo” do modelo, que no mercado da moda é chamado de COMPOSITE. Este composite serve para que possamos apresentar os modelos para os clientes. Trata-se das fotos, medidas e o que o modelo sabe fazer (habilidades), este é feito diretamente na agência, onde coletamos os dados do modelo e fazemos as fotos do book. Feito esse material, o modelo fica apto a participar do casting da agência, aguardando os clientes requisitarem seu perfil. Para um entendimento mais prático, a agência funciona mais ou menos da mesma forma que um RH (agência de empregos), onde o candidato precisa de um currículo (COMPOSITE) para que o RH possa apresentar seu perfil para as empresas; se preencher as necessidades de uma vaga (perfil especifico para algum trabalho publicitário), passa por uma entrevista (TESTE) e se for aprovado na entrevista fica com a vaga (TRABALHO FINAL).


O que é um perfil Fashion e comercial?
Dentro da carreira de modelo existem dois segmentos: o modelo fashion e o modelo comercial. O modelo fashion tem medidas específicas de altura, peso, quadril, cintura, busto, etc e seguem o padrão físico da modelo internacional Gisele Büdchen. Já o modelo comercial abrange um amplo leque de possibilidades, pois as propagandas publicitárias têm como objetivo atingir consumidores em geral, sendo assim, buscam modelos que representem o público alvo a ser atingido. Um exemplo claro de um modelo comercial é o “baixinho da Kayser” José Valien Royo, que representa bem os consumidores de cerveja.  A UP vem com o intuito de procurar ambos os segmentos: o fashion e o comercial.


Quais são os tipos de trabalhos?
Tanto no mercado comercial quanto no fashion estão inclusos desfiles, comerciais de TV, campanhas publicitárias fotográficas, editoriais de moda, figurações, recepções, feiras, eventos entre outros.

Para que serve um book?
O book é a ferramenta mais importante na carreira do modelo. O primeiro contato que o cliente tem com o agenciado é através de suas fotos. Esse material fotográfico deve ser confeccionado na agência, pois as fotos serão feitas de acordo com a exigência do mercado. Caso já tenha um book, deve levá-lo no dia da avaliação para vermos sem tem a possibilidade de utilizarmos para o composite do modelo.

A UP Models aceita qualquer pessoa?
Não. Nossa equipe segue as exigências do mercado, assim selecionando pessoas que realmente tem alguma possibilidade de trabalhar. Caso exista alguma possibilidade da pessoa trabalhar, mas ainda não tem todas as características necessárias para modelar (ou seja, a pessoa ainda precisa ser lapdada para chegarmos a um perfil mais apropriado para publicidade), no dia da avaliação daremos as dicas para que este se aperfeiçoe e após isso volte na agência para uma nova avaliação. Por exemplo, se o candidato vir para primeira avaliação com aparelho ortodôntico fixo, iremos pedir que volte para inscrição na agência após tirar o aparelho, entre outros.

Como funcionam os trabalhos?
O cliente nos solicita um perfil específico para a agência. Enviamos o composite do modelo para que o cliente avalie. Ele pré-seleciona quem o interessou por esse currículo e marca uma entrevista (na qual chamamos de TESTE). Nesse teste (num catálogo de roupa se experimenta a roupa do cliente, num teste de vídeo se decora texto ou se faz a ação baseada no trabalho, etc) é selecionado o modelo que realmente vai participar do trabalho final. Passando no teste, o cliente avisa a agência quando vai ser feito o trabalho final, esta entra em contato apenas com o modelo aprovado e após o trabalho feito o modelo recebe o cachê geralmente 30, 45, 60 ou 90 dias após a data do trabalho, dependendo do cliente.


O que é um casting?
Casting é a pré - seleção dos modelos para um trabalho. Quando chamarmos o modelo para um TESTE, ele estará participando da escolha do casting para o trabalho. É o grupo de modelos pré-selecionado pelo cliente que participará do teste, onde alguns deles serão selecionados para o trabalho final.


Quem escolhe os modelos para os trabalhos?
A seleção para os trabalhos depende única e exclusivamente do cliente.


O que o modelo precisa para ser aprovado em um teste?

No mercado publicitário, a beleza é fundamental, mas ser expressivo, saber falar, ser culto, acessível, humilde, pontual e respeitar a agência e o cliente é tanto ou mais importante quanto somente a beleza. O agenciamento do modelo é por sua livre e espontânea vontade, sendo sua a responsabilidade de estar preparado e ciente de todas as exigências do mercado publicitário e seguir as recomendações da agência para o aprimoramento do seu perfil. O não cumprimento dessas orientações fica por inteira responsabilidade do modelo, não cabendo a este queixar-se quando não for aprovado para os trabalhos se não cumprir estas orientações. Se quiser prosperar nesta profissão deve ter cuidado permanente com pele, dentes, cabelo, peso, medidas e fazer cursos de desinibição como teatro, dicção, dança, esportes, entre outros.


A agência garante trabalhos?
A UP Models tem por objetivo apenas a apresentação do modelo para todos os trabalhos em que o seu perfil se encaixe. A escolha do modelo para o trabalho fica exclusivamente a cargo do cliente. Portanto, a agência não pode garantir trabalho para o modelo e sim a sua divulgação.

Existem trabalhos todos os dias?
Há períodos de altas e baixas de mercado, tendo mais ou menos trabalhos dependendo da época do ano. Existe também a possibilidade de haver trabalhos, mas o modelo não se encaixar  no perfil solicitado pelo cliente (ex. o cliente pedir um negro e não um branco, um castanho e não um loiro, etc). Mas como o modelo fica cadastrado por tempo indeterminado a chance de ser selecionado para testes ou trabalhos é bem ampla.


Como seremos informados dos testes?

Os testes serão informados via e-mail, SMS ou telefone. Fique atento e sempre confirme o seu comparecimento nos testes. Caso tenha alguma dúvida, ligue para o telefone (51) 34842964. Dúvidas via SMS não serão respondidas.

Quanto à agência recebe de porcentagem sobre os trabalhos do modelo?

Sobre todos os trabalhos realizados pelos modelos a agência recebe uma porcentagem de comissão. No dia do trabalho será assinado um contrato de autorização de uso de imagem, onde constará a porcentagem de 30% correspondente a comissão da agência.

De quanto são os cachês?

Os valores de cachê variam bastante, é baseado no tempo de veiculação e na quantidade de mídia a imagem vai ser exposta.


Quanto tempo dura o agenciamento?
O cadastro do modelo não expira, mas precisamos que as medidas, fotos e contatos mantenham-se sempre atualizados. Caso não atualize seus dados até 6 meses após o cadastramento, não enviaremos mais seu material para os castings até este ser atualizado.

Posso ir acompanhado aos testes de trabalho?

Quando o modelo é menor de idade, a presença de um acompanhante é fundamental, mas é de bom grado o modelo ser acompanhado apenas por um (1) responsável. Durante as seleções e em estúdios de gravação ou fotografia, os acompanhantes ficam na recepção. O acompanhante nunca deve opinar no trabalho dos clientes ou dos profissionais que estejam atuando. Em feiras, eventos e promoções, a presença de acompanhantes não é permitida.

Como são pagos os cachês?
Os pagamentos são feitos diretamente na agência ou via depósito em poupança ou conta corrente.